08/04/2025
01:46:44 PM
Foto: Alair Junior
Evento em Pelotas celebrou a tradição doceira com novidades, intensa programação cultural e alta movimentação turística; próxima edição já tem data confirmada
A 31ª edição da Fenadoce chegou ao fim neste domingo (03), consolidando-se mais uma vez como um dos maiores eventos culturais e gastronômicos do sul do país. Ao longo de 18 dias de programação, mais de 305 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos de Pelotas, movimentando a economia local, celebrando a tradição doceira e vivenciando o tema deste ano: “Doces Aventuras”. Ao todo, foram comercializadas 1,8 milhão de unidades de doces.
A nova data da feira, realizada excepcionalmente entre julho e agosto, foi bem recebida pelo público e se manterá em 2026. A 32ª Fenadoce está confirmada para acontecer de 15 de julho a 02 de agosto.
Turismo, negócios e tradição
A feira recebeu 769 excursões com visitantes de diferentes partes do Brasil e de países vizinhos. Cerca de 51 mil pessoas participaram de ações sociais e culturais com entrada gratuita, entre elas alunos da rede pública de ensino da região.
A tradicional Feira da Agricultura Familiar também foi um dos grandes destaques. Com 80 agroindústrias representando 38 municípios gaúchos, o espaço superou a marca de R$ 2,2 milhões em negócios gerados. A feira contou com parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural do RS, Emater/RS, Fetag/RS e CDL Pelotas.
Para Luciana Silveira da Silva, doceira da Monalu e conselheira gestora da CDL Pelotas, os resultados foram motivo de comemoração: “Foi uma feira muito positiva. Atingimos as metas antes mesmo do encerramento, o que mostra o quanto o público valorizou o evento”, comentou.
Novidades que encantaram o público
Além dos clássicos como o quindim e o bombom de morango, os visitantes aprovaram as novas atrações, como os personagens vivos que representaram os doces tradicionais de Pelotas, entre eles a Dona Quindinha, criada por meio de votação popular.
Outra inovação foi a realização do concurso da nova corte de Baronesas durante a programação da feira, o que ampliou a participação popular e trouxe ainda mais dinamismo ao evento.
Cultura e gastronomia em evidência
A programação cultural seguiu intensa, com mais de 480 apresentações de música, dança e outras expressões artísticas, reunindo mais de 5 mil artistas locais – todos remunerados pela organização do evento.
O Festival de Gastronomia, em parceria com o Senac, ofereceu 56 oficinas gratuitas, reunindo mais de 3 mil participantes. A edição também marcou a estreia do Salão da Carne, espaço dedicado a oficinas e debates com especialistas do setor alimentício regional.
No estande da UFPel, mais de 800 pessoas participaram das oficinas conduzidas por professores e alunos da Faculdade de Nutrição. O conteúdo gerado impulsionou a visibilidade dos projetos nas redes sociais, com aumento de 300% nas visualizações.
Compromisso com a infância e a tradição
Com o tema “Doces Aventuras”, a Fenadoce propôs uma reflexão sobre o papel da infância na preservação da identidade doceira da cidade. “Queremos que meninos e meninas possam seguir essa tradição, que é um patrimônio nacional. Mas também buscamos tocar o coração de todos, despertando a criança interior que habita cada um de nós”, destacou Adriane Silveira, gerente executiva da CDL Pelotas.
A 31ª Fenadoce foi apresentada pela Osirnet e teve patrocínio do Banrisul e Sicredi, com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Gelei, Ecovia Sul e Grupo RBS. A realização é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas, com apoio institucional da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Pelotas.
Compartilhe