Av. Domingos de Almeida será Palco do Ruas de Lazer neste domingo (13)

07/11/2025

05:23:26 PM

CIDADE

O evento faz parte da rotina de Pelotas há mais de 20 anos


Edição encerra as comemorações oficiais da Prefeitura, alusivas aos 213 anos de Pelotas


A Avenida Domingos de Almeida foi o espaço escolhido para sediar a próxima edição do Ruas de Lazer, que irá ocorrer neste domingo (13), das 10h às 16h, em frente ao clássico Parque da Baronesa. Desta vez, o encontro será ainda mais especial, sendo parte do encerramento das atividades de comemoração aos 213 anos de Pelotas. Ocorrendo de forma simultânea ao Ruas de Lazer, o Arte Por Toda Parte irá levar muito samba ao Parque da Baronesa, entre às 15h e 18h, sendo uma ação promovida pela Secretaria de Cultura da Prefeitura (Secult). 


O primeiro movimento para criação do projeto Ruas de Lazer ocorreu na década de 1990, pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Em abril de 2001, o então prefeito Marroni, em sua primeira gestão, oportunizou condições para que o projeto se tornasse uma política de governo. O evento foi suspenso em 2004 e a UFPel voltou com as ações do projeto em 2021. “É uma felicidade ver o Ruas de Lazer acontecendo, algo tão importante para a cultura e lazer da nossa cidade. E é uma felicidade maior ainda poder encerrar as atividades de aniversário com a comunidade tão unida, e em um espaço tão especial quanto o Parque”, afirma o chefe do Executivo, Marroni. Para a reitora da UFPel, Ursula Silva, o projeto é estratégico para ampliar o diálogo entre a universidade e a comunidade, além de se apropriar de espaços do território. 


O Ruas de Lazer faz parte da cultura e tradição de Pelotas, e em cada nova realização vem atraindo mais o público, trazendo diversão, saúde, história e pertencimento. A 18° edição vai ser uma das maiores já realizadas, contando com quase 40 projetos confirmados, com diversos brinquedos, ginástica artística, taekwondo, hockey inline, práticas corporais, vacinação contra HPV para meninas de 15 a 19 anos (1° dose), testes rápidos de ISTs e PrEP, feira de artesanato quilombola, muitas orientações sobre saúde, entre várias outras atividades. 


Somando à programação, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) levará os animais para adoção responsável. Sob os cuidados do Canil Municipal, estarão disponíveis sete cães de médio e grande porte, castrados, para adoção. Interessados em adotá-los deverão apresentar comprovante de residência e documento de identificação. Também levará mais de 150 espécies de mudas para doação.

Compartilhe