Congresso Brasileiro do Arroz Irrigado acontece em agosto em Pelotas

07/22/2025

01:54:59 PM

CIDADE

Foto: Paulo Lanzetta


Público técnico-científico e produtores se reúnem para discutir inovações e desafios da cultura do arroz


 Pelotas se prepara para sediar a 13ª edição do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado (XIII CBAI), um dos mais importantes eventos do setor orizícola no Brasil. De 12 a 15 de agosto de 2025, o Sesi Pelotas será o palco de intensos debates, apresentações e oportunidades de networking para pesquisadores, produtores, técnicos e estudantes. O congresso é uma promoção da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI) e tem a realização da Embrapa.


A abertura oficial, no dia 12 de agosto, às 18h, no auditório do Sicredi, trará a Conferência Magna "Semeando conhecimento, alimentando o Brasil", que também dá nome ao tema central do XIII CBAI. André Andres, presidente da SOSBAI, destaca a importância do evento para a cadeia produtiva do arroz: "Esperamos que os temas, palestrantes e oportunidades de discussão vislumbrados pela comissão organizadora sejam aproveitados por profissionais da cadeia dos sistemas produtivos agrícolas das terras baixas, incluindo estudantes, produtores, consultores técnicos e demais colegas da pesquisa e extensão rural."



Programação diversa e focada em resultados


Com quatro dias de atividades, o XIII CBAI oferece uma programação rica e variada, pensada para atender às diferentes necessidades dos participantes:


  • Painéis Temáticos: A partir do segundo dia do evento (13 de agosto), cinco grandes painéis abordarão temas cruciais para o setor, como o mercado consumidor de arroz, avanços no melhoramento genético, impactos das mudanças climáticas, uso de bioinsumos e o desafio das plantas daninhas resistentes a herbicidas. Nos intervalos, serão realizadas sessões de trabalhos orais e apresentações de pôsteres.


  • Minicursos: O primeiro dia do congresso, 12 de agosto, será dedicado a seis minicursos simultâneos no Sesi Pelotas. Com temas como "Funcionalidade e utilização do aplicativo PlanejArroz", "Tecnologias para aplicação de defensivos agrícolas" e "Análise de Mercado de Arroz", os participantes poderão escolher uma opção por turno para aprofundar seus conhecimentos. Organizados por professores da FAEM (UFPel), Embrapa e Sindarroz, os minicursos têm entre 30 a 40 vagas por adesão, com inscrições a R$ 55,00.


  • Oficinas Tecnológicas: Entre os dias 13 e 14 de agosto, instituições parceiras como Basf, Irga e Corteva oferecerão oficinas tecnológicas, complementando a programação com abordagens práticas e inovadoras.



Confraternização e expectativas de público


Além das atividades técnicas, o congresso contará com o tradicional jantar de confraternização, um momento de integração e celebração entre os congressistas. A atividade acontece no dia 14 de agosto, a partir das 19h30, no Clube Brilhante, com valor de R$ 150,00 por pessoa.


A expectativa é reunir cerca de 700 participantes, incluindo pesquisadores, professores, técnicos, profissionais do agronegócio, estudantes e produtores, para a apresentação e discussão de inovações científicas e resultados de pesquisas direcionados ao setor orizícola.



Inscrições abertas


Interessados em participar do XIII CBAI já podem se inscrever no site do evento, escolhendo a categoria de participação e o investimento. Há opções de inscrições individuais e por grupos com valores promocionais. Todos os participantes receberão um certificado de participação no Congresso, disponível 15 dias após o término do evento.



O XIII CBAI conta com a co-realização da EPAGRI, UFPel, UFRGS e UFSM.

Compartilhe