Feiras e movimentos culturais movimentam o final de semana de Pelotas

07/25/2025

04:49:17 PM

CIDADE

Foto: Ascom/Reprodução


Área central da cidade recebe eventos culturais, feira de antiguidades e festival de rap


A Secretaria de Cultura de Pelotas (Secult) divulgou a programação dos eventos culturais que ocorrem no município neste final de semana, nos dias 25, 26 e 27 de julho. A agenda inclui feiras de antiguidades, brechós, manifestações sociais e políticas, além de um festival de música.


A sexta-feira começa com a Feira Doce Garimpo, que movimenta o Mercado Central das 9h às 17h, com moda sustentável, economia criativa, artesanato, brechós, decoração e plantas.


No sábado, o Mercado das Pulgas realiza sua feira de antiguidades, com artesanatos, brechós, arte digital e biscuit, das 10h às 17h, no Largo do Mercado Central. No mesmo horário, a Praça Coronel Pedro Osório recebe a Feira Cultural Projeto Girassóis.


Também no sábado, das 11h às 16h, ocorre a Pré-Marcha das Mulheres Negras de Pelotas e Região Sul, movimento social e político preparatório à Marcha Nacional das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. A ação acontece na Esplanada Berê Fuhro Souto, na Praça Coronel Pedro Osório, em alusão ao 25 de Julho — Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.


Já no domingo, o produtor Guido CNR convida o rapper Ndee Naldinho para a primeira edição do ano do Gfilmes Music Festival. O evento celebra a cultura hip-hop com comidas, bebidas, produção artística e shows de samba, rap e funk. A atração principal é o rapper Ndee Naldinho, nome de destaque nacional e um dos precursores do hip-hop no Brasil. Também se apresentam DJ Micha, DJ Luan, DJ Vanea e Vanessa, Nenê Konfirmado, Dola, DJ Milkshake, DJ Deelay, DJ Slot, D-Mix Charme, Sarah Monteiro, Leh Moraes, DJ MDBeats e PH Original. 


O festival arrecada doações de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo projeto Rap Salva. A programação inicia às 14h, no Largo do Mercado Central.

Compartilhe