Hemopel enfrenta níveis baixos no banco de sangue

07/23/2025

02:29:50 PM

CIDADE

Foto: Marina Zeni

Por Ana Alice Vargas


Estoque crítico de O Negativo e A Negativo compromete atendimentos em 23 municípios da região


O Hemocentro de Pelotas (Hemopel) faz um apelo urgente à população para a doação de sangue, devido aos níveis críticos dos estoques dos tipos sanguíneos O negativo e A negativo. A situação afeta diretamente o atendimento de pacientes em 23 municípios da região e em três grandes hospitais: Hospital São Francisco de Paula, Pronto Socorro e Beneficência Portuguesa. A instituição destaca a importância desse ato de solidariedade.


Márcia Lages, assistente social do Hemopel, explica o processo de doação: "É necessário estar bem de saúde e portar um documento oficial com foto. O primeiro passo é o cadastro, seguido de uma triagem com entrevista sigilosa, onde o enfermeiro avalia hábitos de saúde, como uso de medicações, presença de tatuagens e outros fatores que garantem a segurança do processo". O sangue O negativo - considerado universal - é especialmente escasso, visto que apenas 9% da população o possui de acordo com o Serviço de Hematologia do Hospital Clínico Lozano Blesa, em Zaragoza. 


Atualmente, o Hemopel registra uma média de mil doações por mês, número que precisa aumentar significativamente para atender à demanda. Após a coleta, o sangue é submetido a exames e, se aprovado, é fracionado em quatro componentes. Campanhas de incentivo são constantes, muitas vezes com o apoio de universidades e grupos voluntários, com isso Márcia reforça: "[doar] é um ato de solidariedade que salva vidas". 



Mitos e requisitos para ser um doador


Para doar, é fundamental estar em boas condições de saúde, sem sintomas gripais. É preciso ter se alimentado bem (evitando alimentos gordurosos), não ter consumido álcool nas 12 horas anteriores, ter dormido ao menos 6 horas e estar bem hidratado. Para vacinas, o aguardo é de 48 horas, e para tatuagens, o intervalo varia de 6 meses a 1 ano, conforme o procedimento.


Márcia também desmistifica alguns mitos comuns: "Todo o material utilizado é novo e descartável. Doar sangue não emagrece e ninguém é obrigado a doar novamente. Mas neste momento, precisamos muito de quem está saudável para ajudar. A maioria das pessoas está gripada e enfrentamos um estoque mínimo, o que compromete o atendimento em Pelotas e região".


O Hemopel funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, sem fechar ao meio-dia, na Avenida Bento Gonçalves, 4569.



Compartilhe