07/16/2025
02:41:14 PM
Imagem: Janine Tomberg
Por: Lucas Fabião
Ambulantes de Pelotas relatam calçadão mais vazio e falta de informações sobre fiscalização
O prazo para as inscrições de ambulantes que desejam atuar em Pelotas encerrou no último dia 2 de julho. Segundo a Secretaria de Urbanismo (Seurb), 191 ambulantes já estão com o termo de autorização definitivo, enquanto outros 30 receberam autorizações provisórias.
Os ambulantes habilitados estão autorizados a atuar em todo o município de Pelotas, desde que respeitem o regramento interno da Secretaria de Urbanismo (Seurb). Para a definição das autorizações, foram considerados critérios como a concentração excessiva de vendedores em determinadas áreas e a possibilidade de descobrir e desenvolver novas localidades para atuação. A Seurb elaborou um mapeamento geoespacial com todas as autorizações concedidas, o que permitirá subsidiar análises mais precisas sobre futuros pedidos e identificar novas possibilidades de autorização, com um olhar voltado para o equilíbrio territorial.
As atividades comerciais permitidas em áreas públicas, na modalidade ambulante, incluem a venda de gêneros alimentícios e bebidas, artesanatos e chaveiros, além de floricultura, revistarias e produtos similares. Esses comércios podem operar em diferentes formatos, como tração humana, trailers, food trucks, ou ainda em bancas fixas, conforme a natureza do produto e a regulamentação da Secretaria de Urbanismo.
Caminhamos pelo calçadão de Pelotas e encontramos o local mais vazio do que o habitual. Em conversa com os ambulantes presentes, eles confirmaram a mesma percepção, embora relatem falta de informações concretas sobre a fiscalização.
As inscrições para atuação de ambulantes em Pelotas estão encerradas e atualmente passam por processo de avaliação. O período de inscrições ficou aberto de 16 de junho a 3 de julho. A previsão da Secretaria de Urbanismo é reabrir uma nova etapa no início de agosto, com mais 15 dias úteis para novos cadastros.
Compartilhe