07/08/2025
03:48:46 PM
Foto: Divulgação/PF.
Esquema de franquias em Pelotas é desarticulado pela PF, com prejuízo estimado em R$ 28 milhões aos cofres públicos
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (8) a Operação Stuttgart, que desmantelou uma organização criminosa com base em Pelotas. O grupo criou uma rede empresarial com mais de 60 franquias usadas para vender mercadorias descaminhadas, sonegar tributos, lavar dinheiro e obter empréstimos fraudulentos. A ação foi realizada com apoio da Receita Federal e da Anatel.
Cerca de 80 policiais cumpriram 22 mandados judiciais — 21 de busca e apreensão e um de prisão preventiva — em Pelotas, Porto Alegre e São Paulo. Também foram bloqueadas contas bancárias, apreendidos veículos e imóveis, além de passaportes dos investigados. A investigação, iniciada em novembro de 2023, revelou que os produtos comercializados pelas franquias eram trazidos ilegalmente ao Brasil com o uso de notas fiscais falsas, em um esquema financeiro operado por doleiros.
A rede de franquias, em sua maioria registrada em nome de “laranjas”, servia para ocultar o patrimônio do líder da organização e lavar dinheiro. As dívidas e responsabilidades legais ficavam em nome de pessoas sem bens, dificultando o rastreamento e a responsabilização do verdadeiro comando do grupo.
O prejuízo estimado aos cofres públicos chega a R$ 28 milhões, entre tributos não pagos, evasão de divisas e empréstimos obtidos de forma fraudulenta. As investigações seguem em andamento para aprofundar a apuração de responsabilidades e identificar outros envolvidos.
Fonte: Jornal Tradição Regional
Compartilhe