Prefeitura mantém quebra-ondas na faixa de areia do Laranjal

07/22/2025

01:57:29 PM

CIDADE

Fotos: Volmer Perez/Secom


Estrutura de contingência permanecerá durante o inverno, com abertura de vãos de 40 metros de largura para que população possa retomar relação paisagística com o manancial


A Prefeitura vai manter nos meses de inverno o sistema de quebra-ondas na faixa de areia da praia do Laranjal como precaução a possíveis riscos do aumento do nível da Lagoa dos Patos e da força dos ventos em direção ao continente. A estrutura foi executada na primeira quinzena de junho, diante das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul e elevaram o nível da bacia hidrográfica do manancial. Ao mesmo tempo, a fim de retomar a relação paisagística da praia, serão abertos três vãos de 40 metros de largura junto às principais vias de acesso ao balneário, pelas avenidas José Maria da Fontoura (shopping), Rio Grande do Sul e Arthur Augusto Assumpção (Valverde). 



As aberturas no sistema quebra-ondas atende a duas premissas: condições do tempo favoráveis, sem previsão de chuva que aumente significativamente o nível da Lagoa nem rajadas de ventos que empurrem a água em direção à margem, e a retomada do contato visual e presencial com o manancial. “É uma ação estruturada, ganharemos tempo e tranquilidade nesse período enquanto o Sanep desenvolve projetos de construção de estruturas definitivas, mais fortes e elevadas para a taipa do Valverde” , afirma o prefeito Fernando Marroni.



O sistema de quebra-ondas, que deverá ser uma solução de rotina diante de eventos climáticos e previsões do tempo que apontem para riscos, foi uma das intervenções adotadas pela Prefeitura, numa articulação da Secretaria de Urbanismo (Seurb), gerenciamento da Secretaria de Defesa Civil, execução da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e Sanep, com apoio das pastas de Qualidade Ambiental (SQA) e Desenvolvimento Rural (SDR). 



O Executivo também promoveu ações de recuperação e manutenção da estrada da Barra, de correção da taipa que funciona como dique da rua Nova Prata, o que dará maior segurança e resiliência ao Balneário Valverde em caso de chuvas em excesso, e ampliação da capacidade de vazão da casa de bombas do Laranjal. 



Lista de ações


Além da elevação da faixa de areia, reforço e correção da taipa ao longo da rua Nova Prata e avenida Arthur Augusto Assumpção (Valverde) e melhoria na casa de bombas do Laranjal, a Prefeitura, como forma de proteçaõ a uma possível inundação com o aumento do nível da Lagoa dos Patos , fez uma série de ações, com o envolvimento de cinco secretarias e Sanep. São elas: 



- Reforços e regularização no Dique do Valverde. 


- Construção de elevada na estrada da Barra, para continuidade da faixa areia e proteção do Valverde.


- Intervenções na estrada da Barra com recuperação das pedras de contenção que estavam soterradas e reforços em pontos sensíveis.


- Instalação de uma bomba próximo ao shopping Laranjal e uma segunda bomba na entrada da Colônia Z-3, para retirada da água do arroio Cedrinho para a Lagoa dos Patos.


- Interrupção da comunicação entre níveis São Gonçalo e canal da rua Nova Prata com sistema de escoamento pela casa de bombas.


- Construção de uma barreira de interrupção da comunicação das águas da Lagoa dos Patos e do arroio Sujo (localidade do Cedrinho, Colônia de Pescadores Z3).


- Instalação de sistema de monitoramento de nível da Lagoa, em parceria com a UFPel.

Compartilhe