08/21/2025
05:13:57 PM
Foto: Pexels
Defesa Civil estadual acompanha condições hidrometeorológicas para os próximos dias
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para a possibilidade de temporais, com rajadas de vento, granizo e chuva intensa, que devem atingir o estado entre a sexta-feira (22/8) e o sábado (23/8). A previsão, atualizada pelo Centro de Monitoramento da Defesa Civil, indica que um sistema de baixa pressão e uma frente fria são os principais causadores dos fenômenos.
Chuva e vento
Na sexta-feira (22/8), a chuva e os temporais começam a atuar na madrugada e manhã nas regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana, Sul e Litorais Médio e Sul, podendo causar queda de granizo e chuva intensa. A partir da tarde, novos temporais devem atingir as regiões Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro, com rajadas de vento que podem passar dos 90 km/h.
No Noroeste, Vales e Região Metropolitana, temporais isolados com granizo e rajadas de vento também são esperados. A chuva intensa pode acumular entre 30 e 80 mm por dia, com potencial para superar 100 mm por dia na Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul.
No sábado (23/8), a frente fria avança e gera novos temporais com granizo e vento nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e em parte da Costa Doce e do Litoral Sul. O fenômeno também pode atingir as demais regiões, mas com menor intensidade. No domingo (24/8), a chuva deve se concentrar no Nordeste e Extremo Norte do estado.
Risco de cheias
A Defesa Civil também alerta para o risco de cheias em arroios, córregos e rios menores, que podem subir rapidamente devido ao grande volume de chuva em pouco tempo. Alagamentos em áreas urbanas também são esperados. Os níveis dos rios maiores, como o Gravataí, devem subir gradualmente. A condição hidrológica atual é de normalidade, mas a previsão é de alerta para os próximos dias em diversas cidades.
Compartilhe