07/14/2025
03:28:37 PM
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conta com diversos projetos que atendem a população, seja na área da saúde, do direito ou do ensino. Em 2024, após a enchente que assolou o estado, os cursos de engenharias e jornalismo se uniram com uma missão: ajudar. Coordenado pela professora de jornalismo Lara Nasi, “Artefatos Recuperados, Memórias Resgatadas” vem como um livro eletrônico das histórias de amor e afeto.
Em junho do último ano, o Centro de Engenharias da UFPel se uniu ao IFSul Pelotas para realizar a restauração dos aparelhos domésticos dos moradores de bairros afetados em Pelotas. A partir do “Reconstruindo Lares”, diversos eletros estragados pelas águas voltaram a funcionar nas casas de cada um de seus donos - que tinham muito a contar. Pensando nisso, o atual professor do IFSC, Thomas Lucas Barroco, contou com o apoio da professora Lara Nasi, juntamente dos estudantes de jornalismo da faculdade.
O Reconstruindo Lares não apenas ajudou a mitigar o prejuízo material de centenas de famílias, mas também inspirou a série de reportagens que foram elaboradas em visitas ao Laranjal e Z3. A ação, que buscou documentar as histórias e a resiliência da comunidade afetada, eterniza a história daqueles que, por muitas vezes, são representados somente como estatísticas.
Em entrevista exclusiva para a Rádio Tupanci, Lara explica que o projeto não é para “dar voz, afinal, essas pessoas têm voz e nós precisamos ouvi-las”. O exercício de escuta, praticado pelas alunas e alunos que integram a iniciativa, é inspirado em teorias de outra grande jornalista, Eliane Brum, que afirma ser uma “escutadeira” de histórias alheias.
Nas saídas de campo, os estudantes entram nas casas dos moradores que aceitam contar um pouco de si, e abrem seus corações para o público. Em seguida, são feitas imagens dos personagens reais realizados por uma aluna do curso de Artes da UFPel. Ao fim, textos são elaborados em forma de crônicas, com auxílio do professor Felipe Adam.
O planejamento é para que, até o final do mês de julho, outros materiais sejam publicados. Para acompanhar mais do projeto, é possível conferir o @juntospelareconstrucao.
Compartilhe